Buscar
  • fabulare09

Muffins x Cupcakes: Qual a diferença?

Atualizado: 20 de dez. de 2019

Nós sabemos que tanto os muffins quantos os cupcakes são deliciosos e até parecidos em seu visual.


Mas você sabia que esses dois doces que nós tanto amamos são diferentes?

A massa e o preparo


A maior diferença entre os dois é o preparo. Os cupcakes são bolinhos feitos com técnica de bolo, já os muffins são bolinhos de preparo rápido, onde os ingredientes secos e úmidos são misturados individualmente e depois misturados.


Os cupcakes (bolos de xícara), são feitos a partir de técnicas para preparar bolos. É possível utilizar a técnica da massa cremosa, por exemplo.


OS muffins são preparados com gordura líquida, que deixa a massa mais úmida depois de fria. Também pode-se usar manteiga derretida em alguns preparos. Os muffins levam menos açúcar no preparo da massa que os cupcakes.


Recheio e cobertura


A maioria dos cupcakes tem a massa mais durinha por ter manteiga como base, por isso tendem a esfarelar, mas esse não é um grande problema, já que eles recebem recheios úmidos e coberturas cremosas. Por outro ângulo, a manteiga dá sabor à massa do bolinho.


Nos muffins, geralmente o recheio já vem misturado na própria massa, em forma de gotas de chocolate, frutas, oleaginosas, etc.


Entretanto, é importante ressaltar que caso o muffin receba glacê ou creme como cobertura, e contando que a massa continue tendo as mesmas formas de preparo rápido, gordura líquida e pouco açúcar na massa, ele não deixa de ser um muffin.


Quanto ao cupcake, se não for recheado - que é o caso dos mini cupcakes - ele não vira muffin.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo